sábado, agosto 27, 2005

Hipertexto Hipermodal

Denise Bertóli fala de um tema que acho pouco trabalhado: a composição de sons, imagens, palavras, na formação dos significados. Quais elementos do contexto extra-verbal marcam a experiência de significação, quanto tomamos em conta estes elementos?

"A multiplicidade de sentidos permitida pela estrutura hipertextual é ainda mais evidente nos ambientes de hipermídia, nos quais a hipertextualidade é agregada a multimodalidade. A hipermodalidade vai além da multimodalidade da mesma forma que o hipertexo vai além do texto como tradicionalmente concebemos (Lemke, Op. Cit).(...) O texto hipermodal, ao relacionar dentro de uma estrutura hipertextual unidades de informação de natureza diversa (texto verbal, som, imagem), gera uma nova realidade comunicativa que ultrapassa as possibilidades interpretativas dos gêneros multimodais tradicionais. Como indica o estudo de Lemke, faz parte da nossa experiência como leitor integrar de forma significativa textos verbais e visuais, assim como orientar nossa leitura por uma série de recursos visuais, utilizados de forma funcional no processo de disponibilização da informação nos textos impressos: justaposição nas páginas, quadros destacados em cores diferentes, relações graficamente indicadas, como legendas, textos explicativos, manchetes, etc. No entanto, no texto hipermodal esse conjunto de convenções, já utilizado na produção do sentido nos textos impressos, é ampliado e também ressignificado. Segundo o autor, cada modalidade expressiva integra um conjunto diferenciado de significados possíveis. As representações verbais e visuais co-evoluiram historicamente e culturalmente para complementarem-se mutuamente e para serem coordenadas e integradas. Cada forma semiótica é única na medida em que agrega um conjunto de normas interpretativas e possibilidades de significado que lhes são particulares.



No caso específico do texto hipermodal fica ainda mais evidente a impossibilidade de controle total sobre o processo de significação, já que esse conjunto de relações torna-se ainda mais complexo e imprevisível. Em outras palavras, as redes hipertextuais permitem uma conexão mais livre entre as informações veiculadas pelas unidades textuais construídas a partir de diferentes modalidades. Esse potencial comunicativo diferenciado pode favorecer a construção de textos e materiais mais didáticos, já que uma mesma informação pode ser complementada, reiterada e mesmo sistematizada ao ser apresentada ao aprendiz na forma de um complexo multimodal. Mais especificamente, a apresentação de uma mesma informação através de diferentes modalidades pode ser explorada para gerar uma reapresentação diferenciada de uma mesma informação, de modo a favorecer a compreensão e a aprendizagem dessa informação. A literatura também indica que a escolha de caminhos em materiais construídos de forma hipertextual e hipermodal pode auxiliar a aprendizagem, na medida em que permite ao aprendiz fazer escolhas de caminhos e canais de recepção que são mais adequados às suas necessidades e também aos seus estilos cognitivos e modos de aprender".



Referência: Marcuschi & Xavier (Orgs). Hipertexto e Genêros Digitais. Rio de Janeiro, Lucerna:2004, pp.148/150



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