sexta-feira, outubro 21, 2005

Impressões sobre a ANPED

Estive esta semana participando da 28a ANPED, a reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. Foi minha primeira participação nesta área, uma experiência que valeu à pena. Me concentrei no Grupo de Trabalho sobre Educação e Comunicação, onde são apresentados a maior parte das pesquisas sobre o uso de TICs na educação - apesar de haver uma controversa dispersão de falas sobre este tema em outros GTs.


Vê-se que há muita pesquisa sendo feita nesta área, e os textos de Sônia Cristina Vermelho e da Raquel Barreto são fontes importantes para uma varredura do "estado da arte" nesta área.


É claro que a profundidade varia muito, e cada um sente proximidade maior ou menor a determinados textos apresentados.


Para mim, foi importante conhecer a prof. Maria Teresa Assunção Freitas, da UFJR, que há muito vem vendo na dobradinha Vigostski & Bakhtin uma combinação possível para inspirar uma construção metodológica que busque apreender a interação por meio das TICs.


Foi uma felicidade assitir a apresentação da Suzana Gutierrez, que mostrou sua reflexão sobre "caminhos da autoria e autonomia", a partir de seu trabalho no mestrado, arquitetando uma rede de Blogs e utilizando RSS para acompanhar a evolução dos professores envolvidos. Quem convive na rede com a Sú conhece a sua ampla capacidade técnica, associada a uma reflexão fundamentada do embasamento de seus caminhos, e sua enorme generosidade em ajudar quem está tateando e se iniciando na blogosfera. Acho que foi o trabalho de maior impacto, pois apresentou situações concretas em que o potencial da tecnologia realmente encontrou sentido de uso.
Também gostei do trabalho da Daniela Ramos, orientado pela Elisa Quartiero, da UDESC, que avalia mais diretamente a experiência dos alunos frente a metodologias como a Webquest, por exemplo.


Há muita gente trabalhando com uma faixa etária mais jovem, e gostei especialmente da apresentação da Gilka Girardello, que fala sobre a presença da TV e da Internet na vivência de crianças entre 4 e 6 anos. Também a Raquel Salgado apresentou uma fala interessante conectando o desenho animado Yugioh ao jogo de cartas do mesmo tema entre as crianças de pré-escola, trazendo questões em interessantes sobre a convivência de mídias, estratégias pré-letramento, consumo, relações de poder entre as crianças, etc.


Fiquei bem impressionada com o trabaho que está ocorrendo na prefeitura do Rio de Janeiro, onde há uma divisão que é responsável por Mídia e Educação (a cargo da Simone Monteiro, figura ótima), que vem formando sitematicamente os professores desde 1996! A divisão tem a sua disposição uma empresa de mídia, a Multirio, que trata dos produtos técnicos, liberando os demais profissionais para pensar em educação. Aliás, a apresentação do Fernando Mozart, que orienta as tarefas de produção de mídia na Multirio, foi de dar inveja... É o sonho de consumo dos POIES de São Paulo...


Além de trabalhar, muita conversa jogada fora com colegas que estavam por ali. Destaque para as companheiras de quarto no Hotel São Francisco: a própria Su Gutierrez, e a minha xará Lilian Ferreira, doce de pessoa, professora da UNESP de Baurú, que apresentou sua seríssima pesquisa sobre o papel da tutoria no apoio a docentes iniciantes na área de Educação Física.

Se alguém quiser acesso a algum dos textos acima mencionados, pode pedir que eu mando cópia...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá, Lilian,

Que ótimo você ter participado da ANPED. Pena que não pude ir.
Claro que eu quero os trabalhos que você citou, inclusive o da Su.
O da Multirio também é um trabalho?

Um grande abraço,

Salete
salete.soares@gmail.com

7:26 da tarde  
Blogger Suzana Gutierrez said...

Aí.......... companheira de bagunça. Nada como ficar num quarto com duas professoras de ed física , neh :)
Já estou com saudades das nossas conversar e fico aqui pensando como foi bom te conhecer e à nossa querida Lilibaú. Postei um relato meio linear da ANPED e vou ficar devendo alguma reflexão sobre os trabalhos. Até quarta-feira estou fora de qualquer reflexão :) e tu sabes porquê.
Confere aí e vê se tu estás com teu certificado, porque uma de vocês duas esqueceu :) Eu guardei :)
abraço,
Su

3:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Get Free Shots from Snap.com/html>