quarta-feira, setembro 05, 2007

Conectado

Voltei há pouco do lançamento de "Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela", do Juliano Spyers, também historiador, mas totalmente envolvido com comunidades colaborativas. Claro que ainda não li, mas estou curiosa para ver como o Juliano apresenta os desafios e as dificuldades de aproximar pessoas, idéias e ação por meio da rede. Não temos muita intimidade, mas o fato do Juliano ter como mestre o Zé Carlos Sebe, também meu mestre na história, já conta muitíssimo para mim. E dá para perceber, pelo que já li no blog e pelas referências que ele traz, que tem muita leitura fundamentando a reflexão que ele vem propor.
O debate de lançamento foi interessante: a idéia era o pessoal da mesa falar menos e dar mais a palavra ao público. O tema era "Amadores e profissonais na internet". Achei divertido que alguém lembrou de "rádio amador". Na verdade, o rádio-amadorismo foi uma das primeiras redes de comunicação multi-polar e interativa, muito antes da internet. O termo amador às vezes parece depreciativo, mas como lembrou bem o Luli Radfaher, possui o sentido de alguém que se dedica a algo por paixão. O pessoalque fala em Mídia Cidadã pensa exatamente nessa direção: a possibilidade de inúmeros outros amadores expressarem ao mundo a sua versão, a sua visão, a sua queixa, a sua paixão pelas coisas.
A conversa deve continuar no blog do livro,que é o "Não Zero".

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Lilian, interessante o comentário sobre o radioamadorismo. Eu fui radioamador intensamente, anos antes da internet. A internet popularizou uma certa magia que o radioamadorismo já tinha. Qualquer dia conto minha experiência.

1:55 da manhã  
Blogger Lilian said...

ÊÊÊ Boaro! Sempre descubro coisas novas a seu respeito! Meu sogro é rádio-amador militante, e sempre associei essa "rede" multipolar, com linguagem própria, etiquetas de comunidades específicas,mediadores , preocupação colaborativa, com a internet.Estou tentando lembrar algum autor que já li que menciona o rádio-amadorismo como um antepassado da internet...
abços, bom saber que vc me lê!

10:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Get Free Shots from Snap.com/html>