quinta-feira, janeiro 24, 2008

Idéias para o uso de tecnologias na escola I

Fevereiro se aproxima, logo mais começam as aulas, e eu estarei novamente às voltas com minhas turmas de Ensino Médio - pra quem não sabe, sou professora de história. Tenho pensado um bocado sobre uma maior inserção do uso de tecnologias no meu curso. Estratégias que tenham sentido no contexto do curso, propostas bem construídas em sua fundamentação e com etapas claras, tomando o cuidado de não me colocar em situações complicadas mais adiante.
Uma idéia que me ocorreu hoje cedo (enquanto nadava, momento excelente para pensar): pedir aos alunos que criem cada um o seu del.icio.us, e que se coloquem em rede (comigo e entre eles). Cada vez que forem usar a internet como fonte, precisam guardar o link (além de citar no trabalho, é claro).
Isso levará a outras possibilidades, como o trabalho com o conceito de descritores (tags) e possívelmente algum exercício de avaliação de sites que eu venha a pedir mais adiante. O repositório pode ser usado para outras disciplinas também e, evidente, para os interesses particulares de cada aluno.
Outras idéias sobre usos para o del.icio.us?

Etiquetas: , , ,

8 Comments:

Blogger Sindy said...

Este comentário foi removido pelo autor.

9:39 da manhã  
Blogger Sindy said...

Lilian, uso o Delicious apenas para uso pessoal e compartilho com alguns poucos colegas. Gostei da possibilidade que vc apresentou.
Vou tentar experimentar em alguns dos cursos de formação de professores deste ano.
Bjs
Sintian

PS: postei de novo pq tinha erros ortográficos!!!

9:41 da manhã  
Blogger Lilian said...

Oi Sindy,
puxa, eu já tinha lido seu primeiro comentário e nem reparei nos erros... pelo visto não eram gritantes, né?
legal a idéia de usar com os professores. é uma forma de apresentar mais uma ferramentas, orientar a gestão do conhecimento e criar um diálogo sobre a qualidade dos sites escolhidos.
me avisa se vc ficar sabendo rapidamente que eu respondi ao teu comentário? estou curiosa para entender mais a velocidade das comunicações nos comentários de blog. abço!

9:48 da manhã  
Blogger Sindy said...

Oi Lilian!
Sobre a velocidade... na verdade, cheguei aqui agora por causa do nosso papo!!!
Se fosse fazer uma análise real, só teria visto ele a noite, pois estarei trabalhando a tarde e não ia conferir nenhuma mensagem agora (na verdade só me conectei para resolver um probleminha).
Para acompanhar as respostas aos comentários que faço, costumo selecionar a opção 'enviar comentários posteriores....' Assim consigo acompanhar as demais contribuições, que na maioria das vezes não acontecem!!! Uma pena, pois perdemos a interação e os blogs se tornam páginas de publicação!
Mas aos poucos, eu acredito que o pessoal vai se acostumando, especialmente pelos debates que estamos fazendo lá na lista. Além de utilizar agregadores rss vejo um movimento em relação aos comentários.
O grande problema, para mim, é organizar o grande volume de informações usando tantas ferramentas diferentes. Por isso acabo escolhendo algumas, como o Google Reader atualmente.
Aproveitando o embalo, você comentou sobre o Blogblogs lá na lista. Eu também não vi grande utilidade... No meu caso, serve mais como um espaço para divulgar meu blog do que para agregar informação - senão eu enlouqueço lendo tanto feed!!! Mas vale a pena experimentar para conhecer. Depois a gente escolhe aquele ao qual melhor se adaptou!
Bjks
(agora só me conecto de novo a noite heheheh)
Sintian

12:09 da tarde  
Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Lilian

Uma forma de usar em grupo o del.icio.us é determinar uma ou mais classificações (tags) comuns e nomeá-las de uma forma que ninguém fora do grupo use a mesma tag. Por exemplo: uma tag chamada "xyaprendizagem" agregaria os links com tema sobre aprendizagem.

O que estivesse registrado por todos nesta tag apareceria num endereço tipo: http://del.icio.us/tag/xyaprendizagem, agrupando os achados de todo grupo.

O rss deste endereço poderia ser adicionado aos agregadores de texto de modo que todos receberiam os registros assim que fossem feitos.

abraços!

11:30 da tarde  
Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Sintian

Uma forma de seguir acompanhando os cometários de um determinado post é adicionar o feed da página de comentários ao agregador. Experimente entrar aqui e clicar no botão laranja lá em cima, do lado do endereço.

abraços!

11:34 da tarde  
Blogger Lilian said...

Boa idéia essa sua do tag em comum, Su, assim cria-se também uma lista única de consulta.
Outro benefício que sai daqui: fazer copypaste fica mais exposto, com os sites sobre o tema reunidos no repositório.
A idéia do agregador é boa, a pergunta é se utilizaremos o del.icio.us (e outras fontes da rede)com frequência, caso contrário sua leitura será abandonada logo.

11:01 da manhã  
Blogger Sindy said...

Su, dicas valiosas!
Vou guardá-las para usar futuramente!
E adicionar os feeds dos comentários farei já!
Abçs

4:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Get Free Shots from Snap.com/html>