sexta-feira, março 21, 2008

Com a palavra, os professores

Fiquei sabendo do Grupo de Sábado por um post que circulou na lista da pós-graduação da FE-USP.
Trata-se de um grupo de professores do Ensino Fundamental e Médio e alguns acadêmicos que se reúnem para debater questões da educação.
Isso é algo que vejo com alguma freqüência, mas esse coletivo se dispõe a falar sobre educação escolar na voz do professor da Rede Pública estadual, o que é algo pouco usual. Há um movimento de organizar-se para poder fazerem-se ouvidos pela Secretaria da Educação, que é pródiga em críticas e em soluções "relâmpago" para as dificuldades do sistema escolar, mas extremamente tímida quando o assunto é diálogo. Isso não é privilégio desse ou daquele secretário, mas de um sistema que não se pensa sistemicamente.
É possível que haja ações emergenciais necessárias? Muito provavelmente.
Mas quando vai se estabelecer uma política de ação paralela à emergencial, que investirá na construção dos canais de comunicação que permitam agilidade no trabalho coletivo de todos os envolvidos? Quando promoverá ações de gestão do conhecimento para o intercâmbio das boas experiências e o debate sobre as más?

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger Vanessa Crecci said...

Olá Lilian

Nós, do Grupo de Sábado, ficamos muito honrados com sua citação.
O seu gesto serve para atentarmos à potencialidade destas mídias alternativas como lista de e-mail e blogs em que podemos ter vozes para expormos nossas opiniões.

Obrigada,
Vanessa Moreira Crecci

7:16 da tarde  
Blogger Lilian said...

É isso aí Vanessa. A rede é feita para linkar, para multiplicar as vozes. E nós professores precisamos saber usar melhor este amplificador de vozes.

8:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Get Free Shots from Snap.com/html>