sábado, abril 04, 2009

Projetos exemplares


Eu já era fã dos trabalhos da Gládis Leal e da Marli Fiorentin, mas ouvi-las falando sobre sua experiência e contando o que valorizam em seu trabalho no dia a dia é uma lição de foco, preocupação com o público alvo e compreensão do real potencial das ferramentas selecionadas.
O blog Vidas Secas: da ficção à realidade, pilotado pela Marli em 2005, surgiu a partir da observação das angústias locais num ano de forte estiagem. Esses jovens, de Nova Bassano, na região de Caxias do Sul, foram então conhecer o legado cultural produzido a partir de uma outra seca, muito distante, há muito tempo atrás. E a partir da literatura, do cinema, do desenho, da pintura, da escrita, puderam pensar em suas histórias de uma forma diferente.
O Palavra Aberta, da Gládis, partiu de vídeos produzidos no programa Conexão XXI, que aborda questões críticas para a vida social a partir da voz dos próprios jovens. A intenção da Gládis, que participou também na produção dos programas, era torná-los acessíveis a um número muito maior de pessoas e criar situações de reflexão conjunta sobre esses temas, reunindo alunos e professores de diversas localidades. Há pelo menos dez estados do Brasil que já participaram das conversas do Palavra Aberta.
Esse são só dois dos projetos que as duas tem para contar. O reconhecimento que tem recebido, com prêmios nacionais e internacionais, são um estímulo para outros educadores as tomarem como inspiração.

Etiquetas: , ,

3 Comments:

Blogger Marli Fiorentin said...

Querida Lilian!

Obrigada pela tua presença que prestigiou muito nossa palestra. Obrigada por valorizar nosso esforço em fazer o que podemos de melhor em favor da educação de qualidade.É muito bom ter amigas de verdade como você. Tua palestra também foi ótima. Cheguei no fim da tarde de hoje em casa e ainda estou cansada. Mas valeu tudo a pena. BJ!

12:15 da manhã  
Blogger Lilian said...

Marli, realmente fiquei impressipnafa com a aptrsrntscao de vcs. Vamos amadurecer a idéia de propor algo juntas!

10:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Oi Lilian,

Participar do Interdidática foi maravilhoso: a receptividade dos professores, o parendizado, as trocas, o encontro "tridimensional" com os colegas virtuais. Sua presença em nossa apresentação me deixou emocionada, honrada mesmo. Adorei tudo.

Bju e uma ótima Páscoa pra vc

12:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Get Free Shots from Snap.com/html>