segunda-feira, novembro 02, 2009

Wikimedia - participação em diversos sentidos

No dia 18/11 participarei, junto com o Sérgio Amadeu e o Pietro Rovari, da abertura de uma Desconferência da Fundação Wikimedia, parte de um conjunto de eventos chamados de "Mutirões pelo conhecimento livre".
Faz sentido a Fundação apostar, metodologicamente, em processos de planejamento estratégico aberto e participativo. Afinal, se esse é o mote maior dos projetos que encampa, seria incoerente manter-se como um colegiado hierárquico e centralizador.
Para quem não sabe, "desconferência" é um termo que tem sido utilizado em situações em que interessados num mesmo tema se reúnem para aprofundá-lo, reponsabilizando-se pela definição da pauta, permitindo a auto-gestão de cada grupo de discussão que emerge e sem demandas fechadas quanto aos produtos dessas conversas.
Além do dia 18/11, há outra marcada para o dia 25/11, sobre os uso do Wiki em questões no campo da política.
Meu papel num encontro como esse, assim como o do Sérgio e do Pietro, é trazer algumas idéias para aquecer o debate. Na sequência, há espaço para que as pessoas apontem as questões que lhes mobilizam, e possam se reunir em grupos menores e falar sobre elas. A intenção é que essas falas possam inspirar formas de aperfeiçoar os projetos que a Fundação já mantém, bem como surgir outras possibilidades de usos de espaços colaborativos abertos.
Foi instigante a conversa que tive com o Thomas Buckup, voluntário da Fundação que me convidou a participar. Achei excelente a possibilidade de ter um dos encontros dedicado ao tema "Educação" até por que no dia a dia de quem trabalha em escolas a Wikipédia segue sendo um tema controverso. E cada vez mais acredito que nada melhor para sair do imobilismo da controvérsia do que dar voz às dúvidas, às angústias, às críticas, aos desejos.
Assim, espalhem por aí: 18/11, às 19h00, estaremos no SESC Pompéia, em SP. Excelente oportunidade para quem quiser conversar sobre as possibilidades e dificuldades de propostas educacionais que se pensam como projetos de produção colaborativa e fazem uso de Wiki. Para quem está distante, o convite é tanto para colocar-se por escrito antecipadamente, quanto acompanhar a tag #Eduwikis, acompanhar o streaming no dia e retornar seus aportes. Já há uma página para isso, que qualquer um de vocês pode editar.

Sei que o pessoal da Fundação gostaria de repetir as desconferências em outras cidades também, portanto criar grupos locais para essas discussões também é uma possibilidade a ser considerada.

Abaixo reproduzo o texto oficial do convite:

WIKIMEDIA BRASIL - "Mutirões pelo conhecimento livre"
Nos poucos anos desde que tiveram início, a enciclopédia colaborativa Wikipédia e seus projetos irmãos, hoje mantidos pela Fundação Wikimedia, cresceram rapidamente e tornaram-se na prática um dos principais recursos na educação e comunicação de conhecimento em todas as línguas. Os projetos, contudo, enfrentam grandes desafios tendo em vista sua qualidade e a participação maior da sociedade na sua construção, assim como o alcance desse conhecimento organizado coletivamente. Com essa visão e entendendo que a solução passa necessariamente por uma abertura maior do diálogo, a Fundação Wikimedia, junto com a comunidade de colaboradores e seus capítulos nacionais, realizará ao longo de um ano um debate contínuo com a sociedade global sobre novas direções para seus projetos. No Brasil, esse debate emerge nas desconferências e oficinas de colaboração aqui apresentadas, organizadas pelo capítulo brasileiro com apoio do SESC Pompeia. Paralelamente, as discussões das estratégias ocorrem online numa wiki multilíngue, exclusiva para esse fim [http://strategy.wikimedia.org] e igualmente aberta a todos.

Desconferência 1 - Educação [tag #Eduwikis]
Dia(s) 18/11
Quarta, das 20h às 22h.
Discussão sobre a produção de conteúdo educacional na Wikipedia e demais projetos Wikimedia, assim como seu uso no cotidiano das escolas. Debatedores: Lilian Starobinas, Sérgio Amadeu e Pietro Roveri.


Desconferência 2 - Política [tag #Poliwikis]
SESC Pompeia
Dia(s) 25/11, Quarta, das 20h às 22h.
Discussão sobre a produção de conteúdo, potencial democrático e riscos de abuso político da Wikipedia e demais projetos Wikimedia. Debatedores: João Lorib, Milton Jung e Joildo Santos

Etiquetas: , , , ,

4 Comments:

Anonymous Ana Paula said...

vou convidar meus alnos! Bj AP

7:02 da tarde  
Blogger Lilian said...

que ótimo! acho importantíssimo trazermos para o debate que já está em campo, seja como usuário leitor ou como possível produtor. se facilitar, alguns deles já são editores da Wikipédia.
abço
Li

7:16 da tarde  
Blogger Carlos Baqueiro said...

Olá,

Gosto dessa coisa de "trabalho colaborativo", estou fazendo um TCC de Especialização que contempla a idéia da colaboração em prol de uma sociedade democrática (como "insinuou" Pierre Levy)...

Faz parte do TCC um blog sobre Vigilância e Controle Social... se puder, dê uma navegada por lá.

http://aeradopanoptico.blogspot.com/

sds,

Carlos Baqueiro

12:31 da manhã  
Anonymous hernani dimantas said...

Carlos,
Pierre Levy se enrola na colaboração... acho q vc tem q visitar outros autores.
abs

11:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Get Free Shots from Snap.com/html>