segunda-feira, dezembro 28, 2009

Ode à paciência no processo de criação

Presente surpresa encomendado nesse fim de ano, ganhei o livro História de Canções - Chico Buarque. Organizado por Wagner Homem, que pelo jeito conviveu muito com ele e acompanhou de perto sua carreira, o livro oferece um conjunto expressivo de letras das músicas de Chico ao longo dos últimos cinquenta anos, e conta histórias e anedotas ao redor de cada uma delas.
Uma que me chamou a atenção leva o nome de Xote da Navegação. A música, segundo Chico, foi composta por Dominguinhos, e jazia esquecida numa gaveta até que, uns quinze anos depois foi resgatada. A melodia atendia às demandas de uma canção que ele estava gestando, cujo mote era a passagem do tempo, associada à ideia de paciência.
O divertido dessa história, para mim, era que “paciência” é uma homenagem de Chico às horas que ele entreteve-se com o jogo de mesmo nome em um dos primeiros computadores que ganhou, enquanto a inspiração para compor demorava-se a vir.
Para fãs ardorosos de um compositor, a cena de seu ídolo angustiado frente ao micro, ocupando-se com um game enquanto a rima mais precisa recusava-se a emergir, parece intriga da oposição. No fundo, é um alento: se até o Chico Buarque permitia-se trocar a tela e distrair-se com outra coisa enquanto organizava criativamente o que tinha a dizer, nós, pobres mortais, estamos perdoados pelos nossos inumeráveis desvios.

- . - . - . -
Atualização: Descobri, após publicar o post, que sou uma péssima leitora de orelhas de livros. Isso porque pela orelha já poderia ter descobrido que o Wagner não é companheiro de toda vida não. Ele é o produtor do site Chico Buarque, que reúne letras e causos sobre o compositor desde 1995. E não é que pode haver informações relevantes em orelhas?

Etiquetas: , , ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:17 da manhã  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11:10 da manhã  
Blogger Roseli Venancio Pedroso said...

Oi Lilian
Esse livro parece ótimo mesmo. Principalmente para os fãs que acompanham o compositor. O livro chegou aqui na biblioteca onde trabalho e já andei dando umas lidas em alguns capítulos. Já está em minha vasta lista de leitura.
Bjs

2:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Get Free Shots from Snap.com/html>